Só se ama o que se conhece. O conhecimento é a fonte do amor e só deseja conhecer mais aquele que ama.Como alguém poderia amar algo ou alguém se nunca ouvisse sobre ele? Somente o que é conhecido pode ser amado.
O seu amor por alguma pessoa aumenta na medida que o meu conhecimento sobre ela também aumenta. Se eu perguntasse pra você se você pode ajudar o João com 32 anos de Manaus, você ajudaria? Provavelmente, só com essas informações, não. Mas se eu dissesse que João perdeu seu Pai recentemente, sua esposa está enferma e o filho sem escola e João está desempregado.
Bom, agora com essas informações, tenho certeza, que em você brotou um sentimento de compaixão e aumentou sua vontade de ajudá-lo. Os diversos conhecimentos geram em nós diferentes sentimentos, emoções e desejos. Se de um lado só posso amar o que conheço, de outro lado, o amor me impulsiona a conhecer mais o amado. Não existe verdadeiro amor sem verdadeiro conhecimento do outro.
Por isso em qualquer relacionamento o amor vai nascendo na medida em que as pessoas vão se conhecendo, também em suas fraque e limitações, este é um processo lento, às vezes, doloroso, porém, fecundo e fonte de verdadeira alegria.
O amor e verdade se abraçarão, diz o salmo. Só existe amor na verdade e a verdade só pode ser acolhida no amor. Razão e coração devem se unir.
É dessa forma que podemos criar relacionamentos profundos. É dessa forma que nos aproximamos verdadeiramente das pessoas e do próprio Deus, através de atos de conhecimento e de amor.