Uma estrela de Hollywood ou as rugas de Madre Teresa

O que é a beleza?

O problema é que para tentar responder essa pergunta você precisa fazer mais umas outras cem perguntas. A beleza é algo objetivo ou subjetivo? Se a beleza é objetiva, como algo pode ser bonito para mim e feio para você? Qual é o critério para saber quem está certo? Há níveis de beleza? A beleza está intrinsecamente ligada a verdade e o bem?

Conhecemos a tríade, verdade, bem e belo como aspectos do ser. Tudo que Deus criou é verdadeiro, bom e belo.

Gosto de definir beleza como a expressão, seja, por cores, melodias, formas ou palavras do que é bom e verdadeiro.Uma coisa só pode ser bela, se ela, necessariamente, for boa e verdadeira. Por exemplo, não é belo um rapaz numa praia, com um exuberante pôr do sol, dando uma rosa para sua namorada, ao som de uma música romântica e dizendo que a ama? É um cena bela, não tem como negar. Mas se soubermos que é uma mentira, que ele construiu toda essa cena e disse que a ama somente para levá-la para cama?

Pronto, já não é mais belo. É só uma farsa, um teatro.

Para algo ser belo precisa estar cheio, no seu conteúdo, de bondade e verdade. Uma peça de teatro, uma novela ou um filme que promove o mal e a mentira, podem parecer belos mas não são. Somente causam impressões nos nossos sentidos externos, com cores, palavras bem encaixadas para encantar e melodias. Mas não há o belo. Uma música com uma boa melodia mas com a letra ruim, pode deleitar a audição mas não toca a alma. O que que é mais belo, as rugas de Madre Teresa de Calcutá ou o rosto maquiado de uma estrela de cinema?

Olhar o rosto desgastado de Madre Teresa é mais belo porque é a expressão do que significou sua vida. As rugas dessa mulher expressam a bondade de sua alma e a verdade das convicções de sua fé. Você pode se encantar com uma música, com um teatro ou qualquer expressão artística, você pode até chorar emocionado, mas se o conteúdo deles não estiver cheio de bondade e de verdade, no fundo, sua alma se tornará mais feia e mais fragmentada.

A arte se não for expressão do bem e do verdadeiro arrebatará os sentidos mais apodrecerá a alma, inevitavelmente.

Só é belo só for bom e só é belo se for verdade.

Me siga para mais conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais também

plugins premium WordPress
Rolar para cima